Brasil deve produzir recorde de 119 mi t de soja.
Produtividades acima das esperadas levaram a AgRural a aumentar sua estimativa para a safra de soja 17/18 do Brasil a um novo recorde de 119 milhões de toneladas, de acordo com dados repassados pela consultoria à Reuters nesta segunda-feira.
O volume, caso se confirme, supera com folga os 114 milhões de toneladas do ciclo anterior, quando as condições climáticas foram consideradas perfeitas no país, o maior exportador mundial da oleaginosa. Na safra passada, a área plantada foi menor que a da temporada atual.
A nova projeção também contrasta com os receios levantados na fase de plantio, quando uma estiagem levou o setor a apostar em uma safra menor.
A produção recorde de soja no Brasil neste ano compensaria, em parte, a quebra de safra na Argentina por causa da estiagem.
Também representaria maior disponibilidade de produto para a China, principal comprador da oleaginosa brasileira, que anunciou taxas sobre a commodity proveniente dos Estados Unidos em meio a uma guerra comercial com aquele país.