Agronegócio

11/06/2018 08:11 R2

Produtores ganham desconto no Pronaf. Preço da laranja volta a cair. Já o frango está mais caro

Vários pequenos agricultores com financiamento do Pronaf terão desconto na parcela, em junho. No caso do feijão caupi, no Mato Grosso, o bônus será de quase 70 por cento. E para a batata catarinense, ficará na casa de 42 por cento. Produtores de outros itens também serão beneficiados. O desconto é aplicado pelo Governo quando o valor de venda fica abaixo dos preços de garantia.

Mesmo com a demanda aquecida, já que muita gente correu às compras, depois da greve dos caminhoneiros, o preço da laranja caiu. Pesquisa do Cepea mostrou que os produtores quiseram escoar as frutas que estavam mais maduras, antes que elas estragassem. Inclusive parte da mercadoria que ficou presa nas estradas. Como a qualidade não é das melhores, o recuo na cotação foi de cinco por cento, para 25 reais a caixa.

 

Já os criadores de aves voltam a se animar. Depois de dias de tensão, com frigoríficos parados, morte de animais, mercadoria presa na estrada e a população sem frango pra comprar, por conta da greve dos caminhoneiros, a combinação demanda alta mais oferta baixa jogou o preço lá pra cima. Na última semana, em SP, o avanço chegou a 39 por cento. E o frango inteiro resfriado ou congelado foi vendido por até quatro e 70 o quilo.


Aplicativo divulgacao
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo