Alta Floresta (MT), 24 de setembro de 2018 - 05:25

Destaques

08/09/2018 07:42 Agência Rádio

Entenda a importância das doses adicionais

Se você já olhou sua Caderneta da Vacinação, deve ter percebido que na maioria dos casos, existe mais de um espaço para ser preenchido pela mesma vacina. Eles representam o número de doses necessárias para completar o que chamamos de esquema vacinal que - se não for seguido à risca - pode colocar sua saúde em risco, como alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

“Muitos pediatras ou profissionais de saúde estão recomendando não completar o esquema. Muitas vezes pelo fato desse profissional desconhecer como funciona a vacina. Você tem que completar o esquema vacinal. Não adianta você começar e não terminar. Por quê? Em cada dose que você recebe, você vai ter uma proteção parcial”.

Ainda segundo Carla Domingues, a proteção só fica completa com a soma de todas as doses. Mas, em alguns casos, além dessas doses habituais existe a necessidade de reforço, como é o caso do Sarampo.

“Em muitas vacinas você vai perdendo a imunidade ao longo da vida. Por isso a necessidade de você fazer reforços. Seja no primeiro ano de vida, seja no quarto ano de vida e muitas vezes até na fase adulta. Por isso a necessidade de você seguir rigorosamente o esquema de vacinação e completar o esquema vacinal”.

Se sua Caderneta de Vacinação não está atualizada, ou se você não sabe dizer qual sua situação vacinal, procure uma Unidade Básica de Saúde e se informe. Ter as vacinas em dia protege a você e todos ao seu redor.


Aplicativo divulgacao

Progresso FM 102,1

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

 

 

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo