Alta Floresta (MT), 26 de abril de 2018 - 13:47

Educação

03/04/2018 09:05 PortalBrasil

Professores criam aplicativo que ensina língua angolana

Ter fluência em outra língua é um dos sonhos de quem estuda para evoluir na educação e vencer no mercado de trabalho. No Brasil, crianças, jovens e adultos já podem, por meio de um aplicativo, aprender a língua kimbundu, com origem em Angola, na África. O aplicativo, chamado Alfabantu, além de servir de apoio para o ensino nas escolas, tem a função de divertir as crianças por intermédio de joguinhos, fazendo com que elas aprendam o idioma de uma das principais nações africanas.

A ferramenta foi uma forma criada pelos professores Odara Dele e Edson Pereira para auxiliar nas aulas de história e cultura afro-brasileira, que fazem parte do currículo oficial da rede de ensino do país. Odara leciona sociologia do ensino médio na Escola Estadual Conselheiro Ruy Barbosa, e Edson ensina história na Escola Municipal Antônio Prudente, ambas em São Paulo.

De acordo com os colegas de trabalho, existe uma dificuldade real em ensinar a cultura africana para as crianças nas escolas brasileiras. Por isso, a intenção do aplicativo é apresentar um outro universo ao público infantil, de maneira lúdica e educativa, no qual ele aprende ao mesmo tempo que se diverte e auxilia os estudantes a se familiarizarem com o idioma.

A língua kimbundu foi escolhida pelos dois professores porque, segundo Odara Dele, ela se aproxima mais do português falado no Brasil. A professora explica que a ideia do aplicativo surgiu a partir da própria dificuldade dos professores em ensinar a história da cultura afro-brasileira, o que é previsto em lei.

“O aplicativo Alfabantu surgiu, na verdade, de uma necessidade de nós, educadores, tanto eu como o Edson, termos material de apoio dentro das escolas. A gente percebia uma dificuldade dos educadores em aplicar essa lei. Ou eles falavam de um contexto histórico da população afro-brasileira apenas no período da escravidão, ou simplesmente silenciavam, não falavam. Então, por isso surgiu a ideia de criar um material que fosse interativo para as crianças, no qual elas conseguiriam aprender e brincar”, conta Odara Dele.

Origem - A inspiração para criar o Alfabantu veio de um outro aplicativo criado por um nigeriano: o Asa, que ensina a língua Ioruba. Esse aplicativo traz conteúdos sobre a história e cultura da Nigéria e da África. O Alfabantu existe há cinco meses e, por enquanto, só funciona no sistema operacional Android. Ele foi criado após uma série de pesquisas, quando os professores descobriram que crianças entre 5 e 14 anos costumam passar 78% do seu tempo livre usando smartphones.

Odara Dele esclarece que o aplicativo serve para todos, tanto crianças quanto adultos, e que é possível perceber, também, um grande interesse dos adultos em interagir com a cultura e aprender uma língua africana. “A gente percebe que também existe uma procura muito grande dos adultos no sentindo de se aproximar com a língua ancestral, a língua africana, então vemos que muitos estão utilizando. Pode ser usado tanto nas escolas, como material de apoio, como com as crianças, como uma forma de entretenimento”, pontua.

A professora relata, ainda, que a experiência do aplicativo junto aos seus alunos tem se mostrado positiva e que a curiosidade dos jovens vai além de conhecer a língua falada pelo povo. Segundo Odara, as crianças que têm utilizado o aplicativo estão apresentando uma melhor inserção na cultura africana. “Eles percebem a diversidade, porque ainda existe no imaginário das crianças, como a população em geral, que a África é um país e não um continente, e nesse continente tem uma diversidade. Então, nós percebemos que eles conseguem ter um outro olhar para o continente africano”, completa.

Assessoria de Comunicação Social


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo