Alta Floresta (MT), 18 de outubro de 2017 - 12:47

Meio Ambiente

07/09/2015 08:49 Globo - G1

Incêndio em Parque da Chapada é controlado

O incêndio florestal que começou na última terça-feira (1º) no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os trabalhos de combate ao incêndio foram retomados na madrugada deste domingo (6) por um grupo de 80 pessoas, formado por brigadistas e bombeiros.

Neste domingo, foi feito o combate direto no pé da serra e no setor das chácaras do morro são Jerônimo, em um trabalho de combate terrestre combinado a operação aérea, o que ajudou no avanço do controle. Para evitar a propagação e retorno do fogo nesses focos de incêndios, foi feito também o aceiro preventivo na Trilha do Carretão, que dá acesso ao morro São Jerônimo, de onde estava vindo a queimada.

De acordo com um relatório enviado pelo Corpo de Bombeiros e ICMBio, novos focos de fogo surgiram esta tarde, com destaque para fogo criminoso iniciado na região do Rio Paciência, às margens da MT-251, que também está sendo combatido.

O relatório informa que as equipes de campo estão realizando atividades como a ampliação das áreas de aceiro, instalação de motobombas para captação de água diretamente em cursos d'água e combate direto ao fogo na porção sul/sudoeste do parque.

Os bombeiros também estão fazendo um combate preventivo, com a ajuda do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), no Vale do Véu da Noiva, que é uma das unidades de conservação prioritárias.

Segundo boletins informativos divulgados pelo instituto, o fogo teve uma significativa perda de força entre sexta-feira (4) e este sábado (5).

O relevo montanhoso, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar vem dificultando o combate. Além da brigada do Parque, o Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso está apoiando o combate desde o início, inclusive com emprego de aeronave. Nesta segunda-feira (7), pela manhã, a equipe fará um monitoramento aéreo e, a partir dele, um novo planejamento para conseguir combater de vez o incêndio na região.

As aeronaves dão apoio logístico, como entrega de comida e água para os brigadistas. O reforço também é feito por aviões do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros despejam cargas de água para tentar controlar o fogo.

Os principais atrativos de visitação do parque, entre eles, o Véu de Noiva, o Circuito de Cachoeiras e o Morro São Jerônimo foram fechados para visitação na quinta-feira (3) e não há uma data prevista para a reabertura.

O fechamento temporário foi necessário porque o estacionamento do Véu de Noiva está sendo usado para pousos e decolagens dos helicópteros. A sede administrativa é base para acampamento das equipes externas, além de abrigar toda a logística dos brigadistas.

O grupo é composto por 40 pessoas do ICMBio, 26 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 20 militares do Corpo de Bombeiros, além de um helicópteros e aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo