Alta Floresta (MT), 23 de junho de 2018 - 17:07

Meio Ambiente

09/04/2018 08:51 Notícia Exata

Alta Floresta: situação de aterro é crítica e lixo volta a ser depositado a beira da MT-208

O Aterro Sanitário do município de Alta Floresta, localizado na rodovia MT-208 entre os municípios de Alta Floresta e Carlinda, usado para depósito de lixo orgânico voltou a ficar em situação deplorável.

Na manhã de ontem, domingo (08), nossa reportagem se deslocou ao local após denúncias repassadas por moradores que identificaram o problema e ficaram indignados com a situação.

Essa não é a primeira vez que o aterro tem apresentado o problema, nos últimos 3 anos a cena tem se repetido, mas nenhuma ação efetiva é adotada pelo poder público. O lixo está sendo depositado fora das células destinadas para receber o material coletado na cidade.

Devido à chuva que caiu durante a madrugada de domingo, um grande volume de água corria do meio das cargas de lixo, sentido rodovia MT-208. A água contaminada, também conhecida como “chorume” é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários.

Por ser altamente poluente não pode ser disposto diretamente no meio ambiente, pois pode provocar a contaminação do solo, do lençol freático e de corpos d’água.

É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores. A administração do prefeito Asiel Bezerra de Araújo recebeu em 16 de janeiro de 2013, Relatório Técnico nº 04/DUDAF/SEMA/2013 da SEMA, solicitando medidas emergenciais com relação ao aterro sanitário.

O que ao que tudo indica, as medidas não foram providenciadas. Outro lado Nossa reportagem entrou em contato na manhã desta segunda-feira (09), para saber que providências a prefeitura municipal estará adotando para resolver o problema.

Em conversa com o responsável pela coleta de lixo, Fernando Ferreira Rodrigues, o mesmo disse que a situação está sendo ocasionada devido a falta de condições para que os caminhões de coleta entrem no aterro.

“Lá na parte interna tem muito espaço, mas devido as chuvas tem muito atoleiro e os caminhões não estão conseguindo entrar no local para despejar o lixo corretamente, vou ver com a secretária Elsa Lopes se a gente manda um trator de esteira lá para ajudar nesta situação”, disse.

Não estabelecido um prazo para quando o serviço seja realizado.


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo