Alta Floresta (MT), 25 de setembro de 2018 - 23:49

Mundo

12/07/2018 07:14 G1

Trump diz que compromisso dos EUA com a Otan continua forte

O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira (12) que o compromisso dos Estados Unidos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) "continua muito forte" após dois dias de encontro em Bruxelas.

O americano afirmou que os países aliados se comprometeram a aumentar o investimento em defesa "como nunca o tinham feito antes".

"Eles vão. Eles vão. Eu não tenho nenhuma dúvida sobre isso. Eles todos fizeram compromissos, e eles investirão até 2% ao longo de um período, um período relativamente curto de anos", afirmou Trump, segundo a CNN.

"A Otan está muito mais forte agora do que há dois dias", afirmou.

O gasto militar dos aliados foi o principal tema da cúpula. O governo americano, com orçamento militar que alcança 3,5% do PIB e cujas contribuições diretas ao orçamento da Otan representam 22% do total, exigiam, antes do encontro, que os sócios cumprissem a meta de 2% do PIB, que foi estabelecida em 2014.

"Os Estados Unidos pagam muito. A Otan ajuda mais os países europeus do que os Estados Unidos", declarou. "Estados Unidos não foi tratado de maneira justa, mas agora somos. Acredito na Otan", afirmou. 

Visita ao Reino Unido

Trump chega ainda nesta quinta ao Reino Unido para uma visita oficial de dois dias e um fim de semana de agenda privada. Várias manifestações contra o líder norte-americano estão programadas em Londres e em outros locais por onde ele deve passar. Esta será a primeira vez que Trump vem ao Reino Unido na condição de presidente.


Aplicativo divulgacao

Progresso FM 102,1

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

 

 

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo