Alta Floresta (MT), 21 de setembro de 2017 - 07:03

Polícia

11/07/2017 07:32 Midia News

Após chacina de 9 em MT, coveiro se antecipa e abre novas covas

Em Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiaba), o coveiro Valdinei Carço decidiu se antecipar e passou a abrir covas, no cemitério local, à espera de vítimas de chacina.

"Túmulos à espera de um dono não eram comuns até a última chacina em Taquaruçu do Norte (distrito de Colniza), em 19 de abril, quando nove homens foram executados em disputas de terra. Carço enterrou cinco. 'Tinha gente demais, até atrapalhava o trabalho", disse ele, sobre o tumulto daquele dia. Por isso, diz, decidiu se antecipar à próxima chacina, tema de conversas na pacata e hostil Colniza", afirma o site Reporter Brasil, em uma reportagem especial 

A reportagem destaca que, do tamanho dos Estados de Sergipe e Alagoas juntos, com 34.885 habitantes, "Colniza não é para iniciantes". 
O município recebeu o título de mais violento do país em 2007, mesmo ano em que três trabalhadores rurais foram mortos e outros dez, torturados, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra).  

Em entrevista, o coordenador estadual da CPT, Cristiano Cabral, disse que "a violência impera em Colniza". O medo, segundo ele, acua até os que lutam pelos direitos da terra, como é o seu caso. 

Cabral lembrou de outro crime que chocou a cidade, quando duas lideranças rurais foram assassinadas, depois de denunciarem a ligação de políticos e policiais com a extração ilegal de madeira à Ouvidoria Agrária Nacional. 

"Ali tudo gira em torno dos conflitos agrários, que envolvem trabalhadores, grileiros, fazendeiros, empresários, milícias e políticos", afirmou.


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo