Alta Floresta (MT), 21 de agosto de 2017 - 16:26

Política

10/04/2017 07:08 Agência Brasil

TSE analisa criação de 56 partidos; Arena e Prona estão na lista

Se a criação de todos os partidos que aguardam aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entrarem em vigor fossem aprovados, o Brasil teria hoje 91 legendas. Atualmente, há 35 partidos em atividade no país e outros 56 aguardam decisão da Corte.

A ideologia com mais solicitação é a de direita, segundo a Folha de S. Paulo. Alguns partidos que fizeram parte da história do país, inclusive, aguardam aprovação para voltarem a operar. Este é o caso do Arena (Aliança Renovadora Nacional), que sustentou o regime militar, e do Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional), do dr. Enéas.

As novidades são: Partido Militar Brasileiro, Partido Conservador, Partido da Segurança Pública, Patriotas, União para a Defesa Nacional e Partido Manancial. A maioria aposta em ligações com religiões e prega a "família tradicional".

O Partido Nacional Corintiano, inspirado na Democracia Corintiana, também está na fila. Ativistas de direitos dos animais, ecologistas e servidores também aguardam decisão do Tribunal.

Os partidos aprovados podem a disputar eleições, recebem dinheiro do fundo partidário, que está previsto em R$ 728,5 milhões para 2017, e participam do horário eleitoral gratuito, que, na verdade, custa milhões não divulgados aos cofres públicos.

O procurador de Pernambuco e coautor de "Elementos de Direito Eleitoral", Walber de Moura Agra, lembrou ao jornal que a reforma política em andamento no Congresso prevê barreiras que dificultariam o acesso de siglas sem votação expressiva ao fundo partidário.


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo