Política

24/08/2018 07:50 G1MT

TJ manda soltar deputado, ex-secretário e irmão dele presos em operação que investiga desvio de R$ 30 milhões do Detran-MT

Em votação, o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou, após sessão plenária na quinta-feira (23), as solturas do deputado Mauro Savi (DEM), o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques, que é primo do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), e o irmão dele, o advogado Pedro Jorge Zamar Taques.

Também devem ser soltos os empresários Claudemir Pereira dos Santos e Roque Anildo Reinheimer.

Todos eles foram presos pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), durante a Operação Bônus, em maio deste ano.

A investigação é uma continuidade da Operação Bereré, que investiga suspeita de fraudes e desvio de verba do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), segundo o Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com o TJMT, os réus serão liberados com medidas cautelares que ainda devem ser anunciadas.

Na mesma sessão, o órgão acatou a denúncia feita pelo MPE, em maio. Além dos presos, foram denunciados ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (MDB), seis deputados estaduais e mais 46 pessoas.

Os réus são acusados de participarem de um esquema que desviou cerca de R$ 30 milhões dos cofres públicos.

Fraude no Detran

O esquema teria começou a vigorar com a nomeação de Teodoro Lopes, o Dóia, como presidente do Detran. Ele assumiu o cargo no órgão, sob a indicação do deputado Mauro Savi.

As investigações apontam o parlamentar como um dos chefes do esquema. Ele ocupava papel de destaque e integrava o núcleo de liderança. Segundo o MPE, ele detinha o poder de escolher e fazer valer as vontades dele.

Segundo o MPE, os réus se organizaram, "a fim de garantir a continuidade do contrato, formando uma rede proteção em troca do recebimento de vantagens pecuniárias".

Ao todo, 30% do valor recebido pelas empresa vencedora do contrato era repassado ao integrantes da quadrilha.


Aplicativo divulgacao
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo