Alta Floresta faz caminhada de sensibilização para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti
A data 04 de março foi definida como o dia “D” nacional de mobilização para o enfrentamento ao mosquito que é o transmissor das doenças que vem crescendo de forma assustadora.
Alusiva a esta data, acontecerá em Alta Floresta nesta sexta-feira (04), a partir 07h30, uma caminhada com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A saída será na Praça da Cultura, também conhecida por Praça do Avião, e o trajeto iniciará pela Avenida Ariosto da Riva contornando a Paróquia Santa Cruz (Igreja Matriz) retornando pela Avenida Ludovico da Riva até a Praça da Cultura.
Claudiomiro Vieira Coordenador do Programa Saúde na Escola, disse à reportagem da Rádio Progresso AM 640 que foi elaborado um projeto de enfrentamento através das escolas das redes estaduais, municipais e particulares que já tiveram início há mais de um mês com capacitação de professores para que eles sejam os multiplicadores dentro de suas instituições e coordenadores das ações propostas neste projeto.
Checklist
A ação cujo tema é “Eu e minha família combatemos este mosquito”, é desenvolvida através de um Checklist que contém 14 pontos que serão vistoriados por alunos em suas residências com seus pais e familiares a fim de verificar se não há nenhum ambiente ideal para a proliferação do mosquito.
Para Vieira, caso as checagens sejam feitas semanalmente, os resultados serão satisfatórios, já que os mesmos levam uma semana para se reproduzirem e isto impedirá a reprodução .