Alta Floresta (MT), 20 de julho de 2018 - 23:37

Saúde

13/04/2018 09:07 HD

Ministério da Saúde alerta: epidemia de H2N3 no Brasil é boato

Se você recebeu um áudio pelas redes sociais alertando para o perigo do H2N3, um tipo de vírus que causa gripe e "que já matou muita gente", fique tranquilo, pois essa notícia não passa de mais um boato.  

O Ministério da Saúde esclarece que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Os vírus de influenza que atualmente circulam no país são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. O país possui uma rede de unidades para vigilância da influenza através da qual é possível monitorar a circulação do vírus.

Se por um lado, a presença do H2N3  no Brasil é um fake news (notícia falsa), a população deve ficar atenta para o que realmente importa. A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que está agendada para o dia 23 de abril, protege contra os três tipos de vírus em circulação no país. A campanha será realizada no período de abril e maio, antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O público-alvo representará aproximadamente 60 milhões de pessoas e a meta (nacional) é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em Minas Gerais espera-se vacinar 5.034.284 indivíduos.

Até o dia  7 deste mês, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado. 

Tipos de Influenza

O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas e não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo influenza A responsável pelas grandes pandemias.


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo