Saúde

09/06/2018 08:09 Redação Só Notícias

Termina na próxima semana vacinação da gripe em Mato Grosso

Termina na próxima sexta-feira, a vacinação contra a gripe influenza em Mato Grosso. No ultimo balanço divulgado pela secretaria estadual de Saúde, apenas 15% dos municípios do Estado haviam atingiram a meta nacional e registram índices acima de 90% de cobertura vacinal. De acordo com a secretaria os menores índices de cobertura estão entre as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e indígenas. Os municípios poderão divulgar os dados atualizados até 15 dias depois do término da campanha.  

Em todo o Estado a cobertura vacinal do grupo prioritário que é definido pelo Ministério da Saúde é de 72%.  De acordo com o gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, Thiago Rondon, todas as doses de vacinas (850 mil doses) destinadas pelo Ministério da Saúde para atender a população em Mato Grosso já chegaram e foram distribuídas para os 16 Escritórios Regionais de Saúde, porém, a última entrega dos lotes coincidiu com a paralisação nacional dos caminhoneiros e isso dificultou a chegada das doses até os municípios mais distantes da capital. Por isso, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha.

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza. Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno. Em Mato Grosso ocorre à circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B, informou a Vigilância Epidemiológica estadual.


Aplicativo divulgacao
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo