Alta Floresta (MT), 17 de julho de 2018 - 03:38

Saúde

26/06/2018 07:10 NM

Comissários de bordo estão mais propensos a sofrerem de câncer

Trabalhar como assistente de bordo aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer, comparativamente ao resto da população em geral, de acordo com um estudo norte-americano.

Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, seguiu mais de cinco mil assistentes de bordo e concluiu que a probabilidade de contraírem câncer da mama subia para 50%, enquanto que o risco de aparecimento de câncer o no estômago chegava aos 74%.

Apesar do estudo não ter sido capaz de apurar com certeza o que provoca esse aumento, os autores admitem que tal poderá dever-se à elevadaexposição a radiações ionizantes, devido ao tempo passado pelos tripulantes na parte superior da atmosfera, à fraca qualidade do ar, tal como a ciclos e padrões de sono e de refeições irregulares.

“Detetámos uma maior prevalência de cancros da mama, de melanoma e de outros cancros da pele entre estes profissionais”, disse Irina Mordukhovich, investigadora e professora doutorada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

“O que é surpreendente e até bizarro, tendo em conta que estatisticamente este grupo ocupacional regista índices imensamente reduzidos de obesidade e de fumadores”, alertou.

O aumento de incidência de cancro foi detetado relativamente ao da mama (3,4% entre os assistentes de bordo, comparativamente a 2,3% do resto da população), cervical (1% para 0,70%), gastrointestinal (0,47% para 0,27%), e da tiróide (0,67% para 0,56%). Mais ainda, a pesquisa apurou que o risco de ocorrência de melanoma aumentava a cada cinco anos na profissão.

A nova pesquisa foi publicada no periódico Environmental Health.


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo